segunda-feira, 18 de maio de 2009

Como o Portal das WebQuests Poderá Ser útil Para os Educadores? E na sua Prática Educativa?

33 comentários:

  1. Gostei do portal!
    Agora, sinto-me mais motivada a usar a webquest na aula, uma vez que dispomos de todas as informações bem organizadas.
    Torna a nossa função mais fácil.

    ResponderEliminar
  2. Ida Maria Mello Schivitz9 de junho de 2009 às 12:07

    Meus parabens pela originalidade da criação deste PORTAL. Acredito que será de grande utilidade para professores. É a Era Digital dinamizando a educação, nos paises de lingua portuguesa, como também trazendo fraternidades entre nós.

    ResponderEliminar
  3. Sentia falta de um portal sobre esta metodologia, pois os antigos sites continham poucas informações para os professores e este espaço constitui uma grande mais valia para todos os que estejam interessados em utilizar os recursos da internet em suas práticas de sala de aula !

    ResponderEliminar
  4. Sofia Maria Cavalcante6 de julho de 2009 às 15:45

    Durante o curso de pedagogia tivemos a oportunidade de trabalhar com as webquests e o portal foi bastante utilizado por todos os alunos da nossa turma. O portal serviu também de apoio para que pudessemos construir as nossas próprias webquests.
    Obrigado aos gestores do portal por reunirem estas informações valiosas.

    ResponderEliminar
  5. Vejo este portal como um espaço de informação sobre as Webquests e também uma grande possibilidade para incentivar outros professores a utilizarem esta metodologia em suas práticas diárias de sala de aula. Pelo que percebi podemos aprender bastante com as informações disponibilizadas neste espaço.

    ResponderEliminar
  6. Gabriel Almeida Ferretti11 de julho de 2009 às 14:50

    Conheço as webquests desde 2007, no entanto tive que procurar em muitos sites as informações fragmentadas para completar as minhas informações sobre a estratégia webquest.
    Se na época tivesse um portal como este seria muito mais fácil construir a minha webquest. Gostei muito da estrutura, dos artigos, dos conteúdos e entrevistas. Com certeza as informações contidas neste portal serão muito úteis para a construção de novas webquests.

    ResponderEliminar
  7. Kátia Bragança Alves16 de julho de 2009 às 14:40

    A minha escola tem incentivado sempre a utilização da internet e do computador nas aulas e mais recentemente tenho procurado formas de integrar os conteúdos da minha disciplina com as tecnologias.
    Conheci através de uma colega a matodologia WebQuest, no entanto não encontrei muitas informações, pois são poucos os sites com exemplos de webquests e ferramentas para a sua concepção.
    Acredito que o portal das Webquests foi uma grande ideia, pois tornou a tarefa de concepção muito mais facilitada e podemos encontrar num único sítio tudo sobre este metodologia.

    ResponderEliminar
  8. Acima de tudo este portal será uma fonte de recursos e inspiração para concepção de novas webquests bem como uma forma de mater-me informado sobre as novidades nesta área, bem como conhecer a experiência de outros professores através dos fóruns.

    ResponderEliminar
  9. Penso que quanto mais material tiver disponível na internet para contribuir na prática pedagógica, melhor. E se estiver tudo em um portal facilitará muito a vida do professor que se interessa por essa metodologia, principalmente se o portal contiver boas webquests, bem avaliadas, o que dará maior credibilidade ao mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Acriação de um portal sobre WebQuests faz todo o sentido. A avaliação das mesmas também é muito importante já que por vezes encontram-se WebQuests que não respeitam determinados parâmetros e que estão disponíveis para aqueles utilizadores que pouco ou quase nada sabem acerca da sua concepção. Daí que um portal onde constem WebQuests credíveis e fiáveis seja uma mais-valia.

    ResponderEliminar
  11. Achei muito interessante a vossa proposta. Além da possibilidade de divulgação, há ainda a garantia de qualidades das WebQuests que forem eventualmente avaliadas. Temos ainda a oportunidade de acompanhar as últimas noícias sobre esta metodologia.

    ResponderEliminar
  12. Pelo menos pra mim, o uso de Web Quest é algo novo, e um portal tratando deste assunto, é de grande valia e, desta forma, torna essa metodologia mais acessível. Outro ponto importante é a possibilidade das Webquests serem avaliadas, o que da um retorno aos seus autores do que poderia ser melhorado e/ou mudado.

    ResponderEliminar
  13. É mais uma fonte de informações online. No processo de criação e avaliação precisamos ter uma base a partir de outras webquests. É necessário também partilhar nossos conhecimentos, proporcionando a outros aprenderem a partir das nossas experiências.

    ResponderEliminar
  14. Esta é uma fonte de informações muito extensa dado que esta área é ainda muito carente de boas propostas, portanto o portal é um excelente contributo para nós professores.

    ResponderEliminar
  15. É uma grande possibilidade de aprendizagem para os alunos e professores. Com o Portal pouparei tempo em ser eu a ver a credibilidade das Webquests já existentes.

    ResponderEliminar
  16. O portal é para facilitar o acesso e a troca de conhecimentos entre os autores, porém o portal poderia também apresentar WebQuests em língua inglesa que também ajuda muito na elaboração e adaptação de novas tarefas

    ResponderEliminar
  17. As webquest devem ser construídas em cima das particularidades que cada professor deseja que seu aluno se debruce a pesquisar, um site unificado é uma boa idéia no sentido de manter um banco de dados de consulta onde as webquest podem ser sempre revisadas por aqueles que pretendem utilizá-las, sou a favor de um banco de dados como fonte de pesquisa e não para a reprodução mecânica das experiências.

    ResponderEliminar
  18. Ademar Brasileiro disse... Gostei muito Web Quest e gostari de obter alguns texto ou assuntos sobre Educação Física e algo mais didático para os alunos de 8ªSérie e 1º ano do ensino Médio.
    E-mail: abbezerra2008@gmail.com

    ResponderEliminar
  19. Desde que começamos a trabalhar com a webquest neste semestre de 2009/2 o portal tem sido utilizado como fonte de referência sobre esta nova metodologia de aprendizagem. Em particular gostei muito de saber da exitência de inúmeros estudos realizados no Brasil e no exterior sobre essa temática.

    ResponderEliminar
  20. Entro com frequencia no Portal para ficar por dentro das novidades e fazer download dos artigos que vão sendo depositados. Encontro-me a escrever minha monografia de pós graduação e estes trablhos tem sido uma grande mais valia para meu referencial teórico.
    Meus Prabéns aos Administradores do Portal.

    ResponderEliminar
  21. ME PARECE INTERESANTE ESTE PORTAL , CON EL FIN DE ESTABLECER COMUNICACION CON PERSONAS DE OTROS PAISES ACERCA DE LA EDUCACION TECNOLOGICA.

    ResponderEliminar
  22. O portal das Webquests vai ajudar muitos professores que já conhecem a estratégia a encontrar outras Webquests já avaliadas para utilizar em sal de aula. Mas mesmo os que desconhecem esta metodologia vão ter a oportunidade de a poderem estudar em regime de auto-aprendizagem e mesmo de criarem WQ para os seus alunos: o portal reune toda a informação necessária para o efeito!

    ResponderEliminar
  23. Com a webquest voltada para a educação o conteúdo que circula a internet ganha mais qualidade. Tento em vista que o aluno de hoje é um ser voltado para a tecnologia a webquest funciona como forma de incentivar a busca por novos conhecimentos e de promover aulas mais dinâmicas, além de oferecer ao aluno uma nova forma de aprendizagem. Como pretendo trabalhar com matemática, a webquest parece ser uma das alternativas para desmistificar a imagem negativa e de bicho papão que esse componente curricular assumiu no decorrer da história humana.

    ResponderEliminar
  24. Na nossa avaliação, a WQ ainda é um recurso tecnológico educacional pouco difundido. Nesse sentido, o portal das WQ é muito útil por ensinar "o que é" "como utilizá-la" e por apontar muitos exemplos de "como fazer".Nathália Ferreira, Ana Júlia Sena, Renata Lee.

    ResponderEliminar
  25. A Webquest permite aos professores
    a organização de informações na Web e a realização de um trabalho criativo, interativo e colaborativo, capaz de proporcionar aos estudantes a produção do seu próprio conhecimento. Sendo uma metodologia de pesquisa realizada via internet e voltada para o processo educacional
    propiciando o desenvolvimento de atividades orientadas, a Webquest torna-se uma ferramenta
    útil que permite auxiliar os docentes a iniciarem o uso das TIC´s na educação e desta forma,aplicar suas próprias idéias relacionando-as com as disciplinas que ensinam de forma contextualizada e problematizada.

    ResponderEliminar
  26. a Webquest permite aos professores
    a organização de informações na Web e a realização de um trabalho criativo, interativo e colaborativo, capaz de proporcionar aos estudantes a produção do seu próprio conhecimento.
    Sendo uma metodologia de pesquisa realizada via internet e voltada para o processo educacional propiciando o desenvolvimento de atividades orientadas, a Webquest torna-se uma ferramenta útil que permite auxiliar os docentes a iniciarem o uso das TIC´s na educação e desta forma,aplicar suas próprias idéias relacionando-as com as disciplinas que ensinam de forma contextualizada e problematizada.

    CAMILA THAYS E FERNANDA ALVES
    7 PERÍODO DE PEDAGOGIA-FAMA
    obs: o mesmo texto foi mandado anteriormente em anomimo,pois esquecemos de colocar os nossos nomes. agora esse está com os nomes

    ResponderEliminar
  27. A webquest permite aos educadores a possibilidade dos alunos aprenderem com maior criatividade e empolgação sobre os assuntos curriculares, dinamizando assim suas aulas. Com um rico universo de informações, proporcionando uma aprendizagem enriquecedora e colaborativa aos educandos. Lívia Fernanda,Maraiza Macedo,Valdirene Gomes.

    ResponderEliminar
  28. O portal é um importante instrumento de pesquisa para professores, ele contém informações que com certeza ajudam o docente na sua prática com webquest visto que o mesmo é um instrumento riquissimo de potencialidades, mas ainda pouco explorado na escola, uma vez que seu uso ainda é recente entre nos eeducadores. Por isso o portal ajuda nesse processo e ajuda nessa troca de informações e implatações da didática em webquest. Anália Santos, Erika Ribeiro e Keila Meneses

    ResponderEliminar
  29. O desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação touxe vantagens para o meio educacional.A webquest desenvolve aprendizagens, e foi pensada para possibitar o melhor aproveitamento dos alunos na internet.

    ResponderEliminar
  30. Rogevânia, Sandra Moura, Joseilson Lima e MIchele Rabelo
    Primeiro ele pode tornar as aulas bem mais dinâmicas e com um planejamento bem definido ele pode estar levando seu aluno a estar construindo um aprendizado significativo, onde o aluno vai estar se inserindo no mundo da pesquisa, o que vai leva-lo a várias descobertas, mas para isso é prciso que o preciso saiba onde chegar e como fazer seu aluno caminhar.

    ResponderEliminar
  31. Na minha prática pedagógica sempre senti falta de sites que pudessem auxiliar e sugerir atividades interessantes em sala de aula. Acredito que o portal é muito útil a todos aqueles que desejam tornar suas aulas mais significativas e criativas! parabéns!

    Educadora Fernanda Quaresma

    ResponderEliminar
  32. O Forum me ajudou em minha pesquisa no Curso de Midias..
    Grato ah tds participantes..

    ResponderEliminar
  33. As informações encontradas sobre o tema foram reveladoras vou voltar sempre pois aprendo muito

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião...