domingo, 10 de maio de 2009

Qual das Estratégias Resulta Melhor? Utilizar uma WebQuest Curta ou uma Longa?

7 comentários:

  1. Utilizar Webquest é uma estratégia bastante inovadora no processo de ensino e aprendizagem e principalmente na criação de comunidades de aprendizagem. Portanto os ambientes emergentes estão cada dia a tomar corpo todas as estratégias e formas de aprendizagem no dia-a-dia, contudo é necessário criar mecanismos de elaboração de uma metodologia mais activa centrada no aluno. Portanto uma wequest curta clara e objectiva é fundamental.

    ResponderEliminar
  2. Dependendo dos conteúdos a leccionar, ambas as WQ's poderão surtir óptimos resultados com os alunos, no entanto, na WebQuest de curta duração, há menos riscos de originar desmotivação e tédio nos alunos.
    Por outro lado, dado o tempo limitado que cada disciplina tem semanalmente e a necessidade de cumprimento de programas, contribui para que uma WQ de longa duração nem sempre seja a melhor opção.

    ResponderEliminar
  3. A duração de uma webquest não deve ser igual para todas, depende do conteúdo.
    Tendo em conta o grau de complexidade do que se pretende leccionar, as webquests podem variar entre uma aula a um mês. Deste modo, trata-se de um critério que deve estar decidido à partida quando se disponibilisa a webquest on-line.

    ResponderEliminar
  4. A duração de uma webquest deve depender do conteúdo que vai ser leccionado.
    Quando se trata de algo mais simples devemos optar por uma webquest de curta duração, podendo mesmo ser só uma aula.
    No entanto, se estivermos a ponderar um conteúdo com um grau de complexidade elevado, faz sentido optar por uma webquest de longa duração.
    O professor tem de tomar a decisão antes de disponibilizar a webquest on-line.

    ResponderEliminar
  5. Embora as WQ de curta duranção sejam usadas com mais frequência, julgo que, dependendo dos objectivos e do publico-alvo com o qual estejamos a trabalhar, ambas as WQ poderão resultar bem surtindo efeitos largamente positivos.
    As WQ de curta duranção, tipicamente, realizam-se usando entre uma a três aulas e têm com objectivo genérico levar o aluno a entrar em contacto com uma determinada informação (previamente seleccionada e validada) com o intuito de a compreender, manipular e, com base nela, concretizar as tarefas que lhe foram propostas.Em suma este tipo de WQ centra-se mais na aquisação de conhecimento. As WQ de longa duração,em média, têm uma duração compreendida entre uma semana e um mês. Este tipo de WQ tem como objectivo levar o aluno a alargar e refinar o conhecimento, transformando-o em algo concreto ao criar material para que outros o possam utilizar.

    ResponderEliminar
  6. A duração de uma Webquest deve depender dos objectivos do professor, por lado, e, por outro, do conteudo a abordar.
    De qualquer forma é importante ter em consideração que, ao usar uma WQs curta, não se pode ambicionar o desenvolvimento de competências cognitivas de nivel mais elevado.

    ResponderEliminar
  7. A extensão da Webquest não vem ao caso, se for bem elaborada, Isto é, contempla atividades que envolve o aprendiz e o faz se interessar pelo seu desenvolvimento. Já li vária Webquests e percebir que falta a concretização escrita de todo o trabalho, que é a produção de texto após a aquisição de informações por meio de todo estudo, toda pesquisa, debates e seminários, enfim.

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião...