Na experiência realizada com os alunos de história e geografia de portugal, utilizamos vários métodos de avaliação. O primeiro delas foi uma ficha de auto-avaliação, depois um debate sobre as temáticas abordadas na webquest e por fim um teste de conhecimentos. Percebi que a estratégia realmente eficaz e os alunos ficam mais motivados para a aprendizagem.
Geralmente utilizo uma ficha de observação e vou apontando os elementos que mais participam e interagem no grupo. Ao fim da atividade também realizo uma avaliação. Para aqueles que trabalharam mais dou algumas bonificações.
No caso das minhas WQs, realizo pré-teste e pós-testes para avaliar a evolução conceitual e em poucas vezes nós realizamos testes com a aplicação em algumas turmas e outras não, e no fim avaliamos os pre e pós testes.
Ao final da atividade webquest faço uma avaliação escrita sobre o conteúdo aprendido e verifico o aproveitamento individual de cada aluno. Os resultados mostram-se sempre bastante satisfatórios.
Após a leitura e exibição de vídeos, elaboro um questionário no google.docs onde os alunos respondem às questões como uma avaliação escrita comum. Desta forma, no "resumo" do google.docs dá para eu saber como foi o aprendizado.
O portal das WebQuests em Língua portugues (http://www.portalwebquest.net) é resultado de um projecto de Doutoramento em Educação na área de Especialização em Tecnologia Educativa que esncontra-se em andamento ! Contamos com a colaboarção de vocês para comentarem nos Posts deste blog, bem como responderem os inquéritos periódicos !
----Tecnólogo em Processamento de Dados.
Especialista em Docência no Ensino Superior.
----Mestre em Educação Multimédia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
----Doutor em Educação - Ramo de Tecnologia Educativa
Universidade do Minho-----
Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Através de questionário de opinião e avalição de conteúdos.
ResponderEliminarNa experiência realizada com os alunos de história e geografia de portugal, utilizamos vários métodos de avaliação. O primeiro delas foi uma ficha de auto-avaliação, depois um debate sobre as temáticas abordadas na webquest e por fim um teste de conhecimentos. Percebi que a estratégia realmente eficaz e os alunos ficam mais motivados para a aprendizagem.
ResponderEliminarGeralmente utilizo uma ficha de observação e vou apontando os elementos que mais participam e interagem no grupo. Ao fim da atividade também realizo uma avaliação. Para aqueles que trabalharam mais dou algumas bonificações.
ResponderEliminarNo caso das minhas WQs, realizo pré-teste e pós-testes para avaliar a evolução conceitual e em poucas vezes nós realizamos testes com a aplicação em algumas turmas e outras não, e no fim avaliamos os pre e pós testes.
ResponderEliminarAo final da atividade webquest faço uma avaliação escrita sobre o conteúdo aprendido e verifico o aproveitamento individual de cada aluno. Os resultados mostram-se sempre bastante satisfatórios.
ResponderEliminarApós a leitura e exibição de vídeos, elaboro um questionário no google.docs onde os alunos respondem às questões como uma avaliação escrita comum. Desta forma, no "resumo" do google.docs dá para eu saber como foi o aprendizado.
ResponderEliminar