domingo, 10 de maio de 2009

O Que Você Acha da Estratégia WQ?

37 comentários:

  1. Apreciei imenso trabalhar esta ferramenta. Penso que tem mais vantagens do que desvantagens uma vez que não só pelo caracter motivador mas também desafiante que a própria tarefa pressupõe, os alunos envolvem-se mais e as aprendizagens estão sempre em renovação e crescendo. Os alunos são obrigados a seleccionarem, ajustarem e avaliarem a informação disponível. Relativamente a nós, professores, obriga-nos a uma constante análise e exploração dos recursos pedagógicos existentes na web.

    ResponderEliminar
  2. Ida Maria Mello Schivitz9 de junho de 2009 às 11:58

    Considerei muito interessante esta ferramenta para aprendizagem. Acredito ser mais uma possibilidade para o professor utilizar para incentivar seus alunos a estudarem mediados pelo computador, numa forma dirigida. Enquanto mais uma técnica pode ser aplicada em qualquer disciplina tanto no ensino a distância como no presencial. Os tempos mudaram, agora tanto o professor quanto os alunos devem explorar ao máximo as boas potencialidades que a era digital oferece. Professora de Psicologia Social, do curso de Psicólogos.

    ResponderEliminar
  3. Creio ser a metodologia webquest bastante positiva no desenvolvimento de projetos pois através do seu formato permite uma orientação assíncrona das tarefas e demais componentes.O aluno não fica dependente do laboratório de informática da escola, pode realizar suas tarefas em qualquer local onde tenha acesso a internet.Ela também disponibiliza recursos, metodologia e tudo o mais permitindo uma maior autonomia por parte dos alunos.

    ResponderEliminar
  4. Creio ser a metodologia webquest bastante positiva no desenvolvimento de projetos pois através do seu formato permite uma orientação assíncrona das tarefas e demais componentes.O aluno não fica dependente do laboratório de informática da escola, pode realizar suas tarefas em qualquer local onde tenha acesso a internet.Ela também disponibiliza recursos, metodologia e tudo o mais permitindo uma maior autonomia por parte dos alunos.

    ResponderEliminar
  5. Márcio Felipe Duarte5 de julho de 2009 às 19:12

    Utilizei a WebQuest em duas situações no ensino da Matemática e em ambas as experiências obtive um retorno satisfatório. Portanto acredito que esta estratégia é muito interessante e capaz de promover situações de aprendizagem muito enrriquecedoras especialmente em disciplinas que os alunos sentem mais dificuldades como é o caso da Matemática !

    ResponderEliminar
  6. Nina Ceres Soares Neves8 de julho de 2009 às 11:23

    Vivemos em tempos de mudanças onde o computador e a Internet já fazem parte do nosso dia a dia escolar, e utilizar estratégias como a webquest é uma das inúmeras formas de atrair os alunos para este fantástico mundo de possibilidades onde podemos criar diversas estratégias para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A webques proporciona a união dos alunos através do trabalho em grupo, possibilita um avanço nas destrezas informáticas, ajuda os alunos a aprenderem pela descoberta, etc. acho as webquests fantásticas.

    ResponderEliminar
  7. Na minha prática educativa procuro sempre utilizar o maior número de tecnologias, pois acredito que elas são muito eficientes e desde que conheci a estratégia WebQuest venho sempre utilizando em minhas aulas de ciências.
    Acredito que esta estratégia proporciona aos estudantes a aprendizagem em grupo com auxílio dos infinitos sites disponíveis na rede.

    ResponderEliminar
  8. A WebQuest é uma excelente estratégia que possibilita aos estudantes a utilização das inúmeras páginas disponíveis na Internet. Através das tarefas os alunos se colocam se situações de pesquisa, análise de conteúdo, sintese, avaliação e ainda trabalham de forma colaborativa na construção do conhecimento. Nos dias de hoje onde os alunos adoram tecnologias esta é certamente uma estratégia poderosa para conquistar os alunos e leva-los a aprender de forma lúdica.

    ResponderEliminar
  9. Considero uma poderosa ferramenta para a integração dos alunos em contexto de sala de aula, através das facilidades que a internet nos proporciona. No meu caso os alunos gostaram, aprenderam sobre o conteúdo matemático abordado na WebQuest (geometria espacial) e obtive bons resultados.

    ResponderEliminar
  10. Extremamente enriquecedora. Os alunos adoram trabalhar com webquest, aprendem com a coletividade e transposição de suas idéias.

    ResponderEliminar
  11. Esta é uma metodologia bastante eficaz. Os alunos aprenderam e tivemos um significativo resultado. Nem todos estavam no mesmo nível de acesso a internet. Tivemos que nivelar as duas turmas, mas obtivemos um grande apoio colaborativo dos próprio grupo de alunos.

    ResponderEliminar
  12. A concepção e desenvolvimento de uma WebQuest destinada a alunos surgiu da necessidade de adequar a utilização da Internet na aula. Pretendia-se que os alunos utilizassem a Internet de modo criativo e que não fossem apenas simples consumidores de informação.
    A experiência com alunos do 1º ciclo tem vindo a demonstrar que muitas vezes eles sentem-se perdidos na imensidão de informação encontrada. Acontecem frequentemente duas situações: ou acedem a três ou quatro sites e acham maçador porque não encontram nada que satisfaça a sua curiosidade, ou então a pesquisa é de tema livre e simplesmente não sabem o que hão-de procurar. Por estes e outros motivos, optou-se pela escolha de um único tema: a reciclagem. Numa altura em que há uma crescente preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar, importa consciencializar os alunos para a importância da reciclagem levando-os a actuar. Este tema começa a ser adoptado em muitas escolas como parte integrante do projecto curricular de turma. Inúmeras iniciativas são levadas a cabo com vista à sensibilização dos alunos, da comunidade escolar e da própria família para a reciclagem do lixo doméstico.
    Ao longo da actividade, os alunos mostraram-se receptivos e puderam assimilar conceitos relacionados com a reciclagem que de outro modo dificilmente conseguiriam. Já tinham participado em actividades relacionadas com a reciclagem mas o feed-back nem sempre era dos melhores. A WebQuest foi, sem dúvida, a melhor estratégia para os levar a pensar sobre o assunto, reflectir e agir. Além disso, aprenderam também que a WebQuest era um site “diferente” através da “Ajuda” disponibilizada no site.
    Globalmente, foi uma actividade bastante positiva e com a qual alcancei os objectivos e os resultados a que me propus.

    ResponderEliminar
  13. O uso da Webquest foi bastante desafiador, pois na minha experiência com os alunos. Por um lado, desde que a actividade se iniciou, os alunos mostraram maior interesse em saber mais sobre o tema e, por outro lado, notei que os alunos foram aperfeiçoando competências quer específicas da disciplina quer competências transversais como a capacidade de pesquisa, análise e síntese da informação.
    Senti que os alunos aprenderam os conteúdos em causa como provaram os bons resultados dos trabalhos que construíram. Em síntese, a finalidade da WQ, que era promover a reflexão nos alunos o trabaho em equipa de forma colaborativa, foi atingida.

    ResponderEliminar
  14. A webquest é uma estratégia que está se tornando muito popular aqui em nossa escola. Vários professores já a estão utilizando, em séries variadas. Todas as vezes que é utilizada, ela é um sucesso. Os alunos gostam muito, produzem material mais profundo do que utilizando outras estratégias mais tradicionais, e ficam extremamente motivados. Tem sido uma experiência muito rica para os nossos professores e alunos.

    ResponderEliminar
  15. Excelente ferramenta uma das melhores metodologias utilizadas até hoje na minha prática de sala de aula

    ResponderEliminar
  16. È uma ferramenta muito importante para desenvolver a formação continuada dos professores, como também utilizar no comunicação com os alunos das escolas, através dos projetos juvenis, tenho utilizado muito e acho muito interessante.

    ResponderEliminar
  17. O resultado de utilização da WebQuest é satisfatorio, posto que sua emplementação vislumbra um ensino interativo partindo de questões contextuais. Durante minha pesquisa de graduaçlão verifiquei que o uso da webquest contribui no processo de letramento dos alunos, logo destacmos sua eficiencia enquanto metodologia de pesquisa que norteia o processo de ensino e aprendizagem

    ResponderEliminar
  18. Nelson Drummond Neto15 de agosto de 2009 às 19:13

    É sobretudo uma estratégia diferente que coloca os alunos frente ao desafio de encontrar informações através da internet. A minha experiência foi interessante e sobretudo motivadora para as aprendizagens dos alunos que desenvolveram capacidades no âmbito da autonomia e responsabilidade, para além de ter facilitado o trabalho num projecto de parceria europeia.

    ResponderEliminar
  19. O uso de TICS na educação permite novas formas de aprender e o uso combinado de livros didaticos, paradidáticos, jornais e revistas amplia esse processo.No caso das WebQUests os alunos mostram-se mais dispostos e abertos para a aprendizagem, pois através desta nova metodologia saimos daquele modelo mais tradicioanal de ensino.Os resultados foram excepcionais.

    ResponderEliminar
  20. Sobre webquests, voltado para alunos de rede pública:
    1-Demanda muito tempo de aula do docente para:
    a-Explicar o que é;
    b-Explicar como fazer, principalmente se os recursos multimídias NÂO estarem disponíveis, exceto a lousa;
    2-Se a escola NÃO possui sala de informática com PC´s disponíveis a todos, mesmo apenas para metade de alunos de uma classe (parâmetro, escolas públicas, de 35 a 45 alunos por classe):
    a-Qtos. alunos terão acesso de casa?
    b-Qtos poderão reservar os próprios pc´s da escola, em horários livres para este fim?
    Apesar da relevância e pertinência da ferramenta, principalmente em faciliar a incorporação de conhecimenos e informações formais e conteudistas de uma pesquisa ou atividade didática elementar, ainda apresenta limitações devidas à sua apresentação estática, aos problemas de acessibilidade à web ou funcionalidade mais amigável simples aos alunos;
    Pergunto: há possibilidade de se salvar os esquemas ou arquivos destes recursos em disquetes(compatibilidade de tamanho/interfaces)? Ou enviar os mesmos por email?
    Facilitando assim o compartilhamento de tutorias a estes alunos acima?
    Quem tem casos de experiências de sucesso entre estas redes (municpais e estaduais),com supração das dificuldades acima?


    Obrigado
    prof. Wiliam

    ResponderEliminar
  21. Prof. Wilian

    Com relação ao uso das WebQuests em Escolas Públicas.

    A realidade do Brasil é um pouco diferente de muitas escolas públicas no mundo, onde muitas possuem computadores e acesso a Internet. No entanto em escolas que não possuem acesso a Internet é possivel criara as webquests com o uso de ferramentas com o power point. Com relação as fontes de informação, é possível criar fontes de informação, ou mesmo copiar e citar as fontes em arquivos em HTML, DOC ou PPT.

    Com relação a ser fácil ou difícil de ensinar o conceito da WebQuest, isto é relativo, pois como pode ver no Portal existem uma série de experiências com o uso desta metodologia. Para iniciar você pode utilizar prmeiramente o caça ao tesouro e depois quando a atividade fo assimilada você introduz a WebQuest.

    Com relação a escolas que não possuem computador ai não temos como realizar a atividade, porque o objetivo da metodologia é justamente aprender a utilizar os recursos da web e estilular o uso das tecnologias.

    Espero ter ajudado a exclarecer as suas dúvidas.

    ResponderEliminar
  22. Achei que o WebQuest é uma ferramenta muito dinâmica e inovadora para nós educadores atuantes em pleno século XXI, pois a tecnologia se faz muito presente na vida de todos independentemente da faixa etária.
    A WebQuest permite com que a criança aprenda/acesse coisas úteis na internet.
    Nathália Oliveira- Estudante de Pedagogia

    ResponderEliminar
  23. Trabalho em uma escola pública que possuía uma sala de informática reduzida (27 metros quadrados) e turmas numerosas.Mesmo com essas características trabalhamos sempre com tecnologia e com webquests.Parte do projeto se desenvolvia na escola e parte em casa ou em lan houses ( alunos frequentam esses estabelecimentos para acessar jogos, orkut,msn e por que não realizar trabalhos da escola?).
    Atualmente estamos com a sala em construção e, continuamos a trabalhar com as webquests, a distância, de forma assíncrona.É claro que temos alunos sem computador ou acesso a rede mundial mas, ao formar os grupos incluímos esses alunos com outros que possuem esses recursos.As dúvidas, os questionamentos são tirados via e-mail, msn ou em sala de aula.
    Vejo que webquest é um ótimo recurso pedagógico.
    Abraços

    ResponderEliminar
  24. a webquest é uma metodologia que permeti ao professor avaliar vários aspectos do seu aluno inclusive o aprendizado cognitivo e social.

    ResponderEliminar
  25. Rafaela Sodré

    É fato que a tecnologia faz parte da vida da sociedade contemporânea. A escola não pode se manter afastada dessa realidade e nem competir com a era tecnológica, isso significa que é fundamental que o professor esteja atento as normas formas de produzir uma aprendizagem significativa e fazer seu papel de orientador do processo de ensino e aprendizagem. E uma dessas formas é a webquest, que oportuniza ao educador desenvolver um trabalho mais dinâmico, inovador e que ultrapassa as barreiras da sala de aula.

    ResponderEliminar
  26. Quando bem elaborada (organizada) a webquest certamente servirá como um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem!Seria interessante que houvesse um componente de acompanhamento online por parte do educador na própria WQ, algo que permitisse a avaliação contínua, processual e não apenas a final com a devolutiva das tarefas.Isto demonstraria aos alunos que o educador está participando (acompanhando)do processo de construção das tarefas (feedback).Nathália Ferreira, Ana Júlia Sena, Renata Lee.

    ResponderEliminar
  27. Em suma, o webquest é uma boa ferramenta educativa, que permite aos professores explorar novos métodos para leccionar a matéria, e que permite aos alunos uma forma divertida, interactiva e criativa de aprender, utilizando uma ferramenta que faz parte do seu dia à dia, a Internet.

    CAMILA THAIS E FERNANDA ALVES
    7 PERIODO DE PEDAGOGIA-FAMA

    ResponderEliminar
  28. A webquest é uma ferramenta que pode ser utilizada pelos professores como forma de aproveitar a imensa riqueza que a internet proporciona, já que estamos na era das tecnologias, assim os educadores podem aplicar trabalhos para serem resolvidos em grupo, proporcionando ao seu aluno envolvimento, reciprocidade, conhecimentos, e principalmente desenvolvimento cognitivo e social.
    Lívia Fernanda,Maraiza Macedo,Valdirene Gomes

    ResponderEliminar
  29. Consideramos esse tipo de estratégia muito intessante, uma vez que o aluno consegue garantir de forma autonoma seu conhecimento, visto que a webquest, facilita a pesquisa através da sua própria estrutura e também pelo dinamismo que a mesma oferece. Os alunos são levados a ler, interpretar e refletir sobre suas descobertas, o que é primordial na construção de uma aprendizagem significativa.
    Anália Santos, Erika Ribeiro e Keila Meneses

    ResponderEliminar
  30. A webquest é uma ferramenta que facilita a técnica metodológica do professor. Para a sociedade que está se integrando cada vez mais no meio tecnológico pode se perceber que a webquest evoluiu bastante e tem facilitado o trabalho de muitos educadores, bem como proporcionando o mundo gleobalizado aos alunos.
    (Tercilia Valéria, Rita de Cássia e Estela Abreu)

    ResponderEliminar
  31. Equipe: Rogevânia, Sandra Moura, Michele Rabelo, Joseilson
    A equipe chegou a conclusão de que a webquest se bem utilizada pelo professor pode ser uma arama fundamental na dinamização das aulas, já que os alunos da atualidade vivem no periodo da informação, onde o professor se não acompanhar acaba sendo excluido da vida escolar do aluno, mesmo ele estando todos os dias ministrando sua aula.
    A webquest traz mudanças, é aproveitar o que a internet tem de melhor e transformar em conhecimento e isso faz com que o aluno perceba a real necessidade da net.
    BEIJOS Professor e bom mestrado

    ResponderEliminar
  32. Ananda,Fabi,hevila,Vaneide:17 de dezembro de 2009 às 11:48

    Ananda,Fabi,hevila,Vaneide: O trabalho com as webquest são muito interessante e se torna o trabalho do docente mais significativo. Parabéns pelo Portal Profº João.

    ResponderEliminar
  33. Estela abreu,Rita de Cássia e Tercilia Valéria
    A webquest é uma ferramenta que facilita a técnica metodológica do professor.Para a sociedade que esta se integrando no meio tecnológico pode se perceber que a webquest evoluiu bastante e tem facilitado o trabalho de muitos educadores, bem como proporcionando um mundo globalizado aos alunos.

    ResponderEliminar
  34. A ferramenta webquest é fantástica, alia mediação pedagógica com aprendizagem. Aquilo tão enfatizado nas universidades, onde o professor orienta o aluno a se tornar um sujeito ativo, não assumindo desse modo, como um detentor do saber, mas como alguém que sabe o que quer, pois ele planeja a atividade almejando sobretudo, a aprendizagem, considerando a internet como um veículo propagador e difusor de saberes, além de ter consciência que web apresenta muitas informações duvidosa e por isso, ele direciona o aluno, para informações seguras.

    ResponderEliminar
  35. estou participando de umseminario de tecnologias e hoje estamos com uma oficina de webquest,proposta muito oportunizadora para trabalhar com os alunos deixando as aulas mais dinamicas e proveitosas.

    ResponderEliminar
  36. Penso que é uma estratégia que pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião...